o-que-e-water-transfer-printing

O que é Water Transfer Printing e como fazer?

Você sabe o que é Water Transfer Printing? Já olhou o tanque de tua moto e, mesmo depois de linda, pintada e brilhante, teve a sensação de que precisava de um detalhe a mais. Aquela personalização que ninguém tem. E se você tem um carro e gostaria de ter um painel totalmente personalizado, ou as capas dos retrovisores decorados com motivos que ninguém mais tem. Você também pode ser aquele excelente profissional de pintura automotiva mas já está cansado de realizar as mesmas atividades e entregar sempre o carro muito bem pintado mas nada de novo.

Caso você se veja dentro de um destes grupos ou mais, como aqueles que simplesmente querem personalizar capas de celulares, carcaças de PCs e notebooks, pintar capacetes, você precisa conhecer o que é Water Transfer Printing. E o que melhor, já imaginou fazendo isso tudo para você mesmo e para outras pessoas e lucrar bastante com este processo?

Acompanhe-nos nas redes sociais.

Continue lendo o artigo que explicarei o que é Water Transfer Printing. Primeiro gostaria de informar que estou muito contente que esteja lendo nosso artigo e gostaria de convidar a nos acompanhar pois o blog será desenvolvido especialmente sobre este tema com novidades, indicações e informações frescas sobre como fazer e o que é Water Transfer Printing. Por isso, convido você a curtir nossa fanpage no Facebook ou nos acompanhar através do Google+ para que não perca nenhuma novidade.

O que é Water Transfer Printing.

Water Transfer Printing ou Hydrographics (também conhecido como hydro dipping, hydro imaging, hydrograghic printing) é um processo de decoração 3D. Motivos como fibra de carbono, camuflagem, padrões geométricos são aplicados para decorar objetos facilmente e o resultado . O processo hydro dipping é utilizado mundialmente para decorar uma variedade de objetos, dos interiores de avião a itens muito pequenos como nos casos de carcaça ou capas de telefone celular.

O processo utiliza um material fino que é sobre posto na superfície da água e os filmes podem ser aplicados a todos os tipos de materiais, incluindo plástico, madeira, fibra de vidro, metal e cerâmica. Para a maior parte, se o objeto a ser pintado pode ser mergulhado em água, o processo Water Transfer Printing pode ser aplicado tranquilamente.

Water Transfer Printing basicamente utiliza películas solúveis em água em que as mesmas possuem os desenhos a serem impressos nos objetos a serem decorados. Uma vez que o ativador foi aplicado, a película dissolve-se e deixa a tinta sobre a superfície da água. A atividade requer uma boa preparação do objeto a ser decorado e em anteriormente deverá ser revestido com um primer dependendo do objeto a ser pintado. Após a secagem dos iniciadores, uma tinta de revestimento de base é aplicada a combinar com o padrão utilizado. Assim, por exemplo, impressões com chamas muitas vezes utilizam uma camada de base preta e muitos padrões de camuflagem usam cor de base específica. Após a aplicação da base, o item está pronto para o aplicar o processo Water Transfer Printing. Como mencionado anteriormente, um ativador é utilizado para ativar as propriedades da película. Agora, o objeto pode ser imerso na água e a tinta envolve em torno dele. Em seguida, é lavada e protegido com um revestimento final transparente.

Vantagens de usar Water Transfer Printing.

Uma das maiores vantagens em utilizar este processo é o de que, além de personalizar o objeto com padrões diferenciados, ele permite que a pintura seja realizada em objetos sem a necessidade de possuir uma superfície plana. O que chamam de pintura 3D.

Como no processo o objeto é mergulhado em água, até as superfícies mais complicadas em serem alcançadas são atingidas dando assim um acabamento que é impossível de ser atingido com adesivos e de alta dificuldade em serem atingidos com pistola. Se considerados os padrões de decoração podemos dizer que é impossível até com pistolas atingirmos um nível de excelência como neste processo.

Outro fator preponderante e vantajoso no processo é que após a preparação o processo de pintura é fácil e prático o que permite que sejam realizadas várias pinturas num espaço curto de tempo. A produtividade aumenta e a lucratividade acaba sendo o maior atrativo neste processo.

  1. Variedade nos padrões;
  2. Possibilidade de pintura em qualquer superfície;
  3. Pintura em objetos boleados e com curvas;
  4. Pintura em escala;
  5. Baixo custo;
  6. Acabamento impecável.

Já deu para perceber que este processo é uma excelente fonte de renda e a atividade ainda não é muito difundida no Brasil.

o-que-e-water-transfer-printing

Como fazer Water Transfer Printing?

Existem alguns vídeos espalhados pelo Youtube mas, sinceramente, em nenhuma explicam o processo como deviam. Como os exemplos deste blog demonstram apenas o resultado da aplicação do processo. Para saber como fazer recomendo aprender todo o processo com 2 pessoas que são autoridades no Brasil neste assunto.

Clique aqui e veja um vídeo em que estes profissionais são apresentadas e informações sobre o curso que eles ministram.

Não é somente isso, este blog está sendo desenvolvido para você e para saber mais sobre o que é Water Transfer Printing ou saber como fazer clique aqui para acessar nossa página que dá um melhor detalhamento sobre o processo.